“O melhor dia: Hoje” (Madre Teresa de Calcutá)
Quantas vezes deixamos de ir adiante por que ficamos remoendo situações passadas?
A cada novo dia Deus nos tem dado a oportunidade de experimentar novas situações, novos desejos, novos desafios... Porém tenho notado que muitas vezes deixamos essas experiências diárias passarem desapercebidas aos nossos olhos, pois estamos focados em situações passadas, em erros cometidos, em paixões mal resolvidas, em afetos não retribuídos, em palavras não ditas...
Como diz o ditado popular “não adianta chorar sobre o leite derramado”, sábio ditado, porém muitas vezes não ficamos apenas chorando, ficamos ali vendo o leite apodrecer, ficamos vendo ele evaporar. E isso é triste!
É triste porque enquanto estamos ali naquela prostração sem sentido, a vida continua seu curso, pois o tempo não para.
É preciso tomar coragem! É preciso pegar um pano, limpar aquele leite e seguir em frente, não dá pra esperar que alguém passe, veja o leite derramado e limpe. Nós causamos aquela situação, então somos nós que temos que resolvê-la, eu sei que nem sempre é fácil. Talvez aquele fosse o último leite que nós tinhamos, talvez fosse nossa última esperança.
Porém ela se foi.
Mas assim como deveremos buscar outro leite para matar nosso desejo, nossa vontade, nossa fome, da mesma forma vamos precisar buscar uma nova fonte de esperança, vamos ter que olhar adiante, buscar forças e seguir. Ficar parado, ficar preso ao passado só trará mais dor!
Por isso vamos nos dar a chance de seguir em frente sem olhar para trás.
Se aquele leite, aquela situação nos trará consequências, ela estará à frente, no futuro e não no passado. Muitas vezes temos medo dos nossos atos falhos que cometemos e o que como eles repercutirão em nossas vidas, porém acredite, aquilo foi o melhor que podiamos fazer naquele momento, dentro das nossas limitações.
Se nós hoje pensamos em fazer diferente é porque o que aconteceu nos fez aprender algo, e isso é o que importa, se uma situação parecida com aquela voltar a acontecer (e voltará a acontecer!) estaremos preparados para resolvê-la e assim mostrar que aprendemos, que superamos!!!
Seguir em frente é a melhor forma de consertar os erros do passado, pois tenha certeza, não nos faltará oportunidades para concertar um deslize cometido!

